“A convicção de que há só uma verdade, e que a si mesmo está em posse dela,
é a raiz de todo o mal no mundo.”
(Max Born)
Não consigo imaginar viver com serenidade e equilíbrio sem o exercício absoluto da verdade. Não me refiro àquela verdade que a mente humana teima em trazer à tona nos momentos de adversidade, usada para justificar nossas ações ou nos defender de determinadas situações… Falo da verdade do coração…
A mente nos prega peças o tempo todo, tentando nos manipular com as artimanhas do ego. O coração, no entanto, não erra… Ele tem o conhecimento profundo da nossa alma, tem a clareza de como podemos conduzir as nossas vidas com sabedoria e leveza.
É ele que nos aproxima da nossa essência divina, nos conecta com o que há de melhor em nosso ser, nos revela a verdade… E quando a adotamos como “condutora oficial das nossas atitudes”, percebemos que acontece uma libertação das crenças que nos mantêm arraigados num mundo que não é real. O real é ser luz… O real é estarmos isentos de sentimentos não qualificados… O real é ser feliz…
Quando acreditamos que estamos sempre com a razão, que os outros são responsáveis pelos nossos desconfortos, estamos alimentando o nosso ego e fazendo calar a sabedoria da nossa alma…
Mas quando agimos de acordo com a nossa verdade, com o nosso coração, raramente cometemos um erro lamentável: o de julgar. O coração não julga… Ele sente… E compreende que os fatos podem ser vistos de ângulos diferentes. E isso nos mostra que não existe certo ou errado…
E assim ficamos abertos para compreender a verdade do outro. E isso é sinal de que estamos ouvindo o nosso coração… a voz da alma…
É uma questão de escolha… Nem sempre é simples repensar as atitudes que adotamos… Mas este processo vale a pena… Comece a ser verdadeiro com você mesmo… Olhe para dentro de si e identifique as suas reais emoções e sentimentos… Olhe-as de frente!
Depois, comece a enxergar a verdade das pessoas com o filtro do seu coração… Não deixe a sua mente interferir… Lembre-se: a mente julga!
A sua vida vai se tornar mais leve e equilibrada… E você vai compreender que o único caminho real para o aprendizado na vida, sem sofrimentos, é esse: Verdade!
- Sabedoria universal;
- Claudia Michepud Rizzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário