sábado, 31 de agosto de 2013

Resiliência ..


"O problema não é o problema.
O problema é sua atitude com relação ao problema".
                  (Kelly Young)


Hoje, a tristeza me visitou. Tocou a campainha, subiu as escadas, bateu à porta e entrou. Não ofereci resistência. Houve um tempo em que eu fazia o impossível para evitá-la adentrar os meus domínios. E quando isso acontecia, discutíamos demoradamente. Era uma experiência desgastante. Aprendi que o melhor a fazer é deixá-la seguir seu curso. Agora, sequer dialogamos. Ela entra, senta-se na sala de estar, sirvo-lhe uma bebida qualquer, apresento-lhe a televisão e a esqueço! Quando me dou por conta, o recinto está vazio. Ela partiu, sem arroubos e sem deixar rastros. Cumpriu sua missão sem afetar minha vida.

Hoje, a doença também me visitou. Mas esta tem outros métodos. E outros propósitos. Chegou sem pedir licença, invadindo o ambiente. Instalou-se em minha garganta e foi ter com minhas amígdalas. A prescrição é sempre a mesma: amoxicilina e paracetamol. Faço uso destes medicamentos e sinto-me absolutamente prostrado! Acho que é por isso que os chamam de antibióticos. Porque são contra a vida. Não apenas a vida de bactérias e vírus, mas toda e qualquer vida...

Hoje, problemas do passado também me visitaram. Não vieram pelo telefone porque palavras pronunciadas ativam as emoções apenas no momento e, depois, perdem-se difusas, levadas pela brisa. Vieram pelo correio, impressos em papel e letras de baixa qualidade, anunciando sua perenidade, sua condição de fantasmas eternos até que sejam exorcizados.

Diante deste quadro, não há como deixar de sentir-se apequenado nestes momentos. O mundo ao redor parece conspirar contra o bem, a estabilidade e o equilíbrio que tanto se persegue. O desânimo comparece estampado em ombros arqueados e olhos sem brilho, que pedem para derramar lágrimas de alívio. Então, choro. E o faço porque Maurice Druon ensinou-me, através de seu inocente Tistu, que se você não chora, as lágrimas endurecem no peito e o coração fica duro.

Limão e Limonada
As ciências humanas estão sempre tomando emprestado das exatas, termos e conceitos. A última novidade vem da física e atende pelo nome de resiliência. Significa resistência ao choque ou a propriedade pela qual a energia potencial armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão incidente sobre o mesmo.

Em humanas, a resiliência passou a designar a capacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada saborosa, refrescante e agradável.

Aprendi que pouco adianta brigar com problemas. É preciso enfrentá-los para não ser destruído por eles, resolvendo-os. E com rapidez, de maneira certa ou errada. Problemas são como bebês, só crescem se alimentados. Muitos se resolvem por si mesmos. Mas quando você os soluciona de forma inadequada, eles voltam, dão-lhe uma rasteira e, aí sim, você os anula com correção. A felicidade, pontuou Michael Jansen, não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade são grandes problemas bem administrados.

Aprendi a combater as doenças. As do corpo e as da mente. Percebê-las, identificá-las, respeitá-las e aniquilá-las. Muitas decorrem menos do que nos falta e mais do mau uso que fazemos do que temos. E a velocidade é tudo neste combate. Agir rápido é a palavra de ordem. Melhor do que ser preventivo é ser preditivo.

Aprendi a aceitar a tristeza. Não o ano todo, mas apenas um dia, à luz dos ensinamentos de Victor Hugo. O poeta dizia que "tristeza não tem fim, felicidade, sim". Porém, discordo. Penso que os dois são finitos. E cíclicos. O segredo é contemplar as pequenas alegrias em vez de aguardar a grande felicidade. Uma alegria destrói cem tristezas...

Modismo ou não, tornei-me resiliente. A palavra em si pode cair no ostracismo, mas terá servido para ilustrar minha atitude cultivada ao longo dos anos diante das dificuldades impostas ou autoimpostas que enfrentei pelo caminho, transformando desânimo em persistência, descrédito em esperança, obstáculos em oportunidades, tristeza em alegria.

Nós apreciamos o calor porque já sentimos o frio. Admiramos a luz porque já estivemos no escuro. Contemplamos a saúde porque já fomos enfermos. Podemos, pois, experimentar a felicidade porque já conhecemos a tristeza.



Olhe para o céu, agora! 
 Se é dia, o sol brilha e aquece.
 Se é noite, a lua ilumina e abraça.
 E assim será novamente amanhã. 
 E assim é feita a vida.


     Por: Tom Coelho
     somostodosum.ig.com.br

Exercício da Paciência ..

Andamos impacientes com nossas próprias limitações,
 refletidas diariamente nas limitações das pessoas que nos cercam.
Paciência é uma virtude. Poderíamos definí-la como a capacidade de autocontrole diante de inúmeras realidades que ultrapassam os nossos limites emocionais , sociais , e espirituais.

Texto sobre a paciencia por: Frei Betto:

    O noviço indagou do mestre  como exercitar a virtude da paciência. O mestre submeteu-o ao primeiro dos  três exercícios: caminhar todas as manhãs pela floresta vizinha ao  mosteiro.

   Disposto a conquistar a paciência e livrar-se da  ansiedade que o escravizava – a ponto de ingerir alimentos quase sem  mastigá-los, tratar os subalternos com aspereza, falar mais do que devia -,  durante nove meses o noviço caminhou por escarpas íngremes, estreitas fendas  entre árvores e cipós, pântanos perigosos, enfrentando toda sorte de insetos  peçonhentos e bichos venenosos.

 Nove meses depois o mestre o  chamou. Deu-lhe o segundo exercício: encher um tonel de água e carregá-lo nos  braços todas as manhãs, ao longo dos cinco quilômetros que separavam o rio da  fonte que abastecia o mosteiro. O noviço tampouco compreendeu o segundo  exercício mas, julgando a sua desconfiança sintoma de impaciência,  resignadamente aplicou-se na tarefa ao longo de nove  meses.

 Chegou o dia do terceiro e último exercício: atravessar,  de olhos vendados, a corda que servia de ponte entre o abismo em se encravava  o mosteiro e a montanha que se erguia defronte. Com muita reverência, por  temer estar ainda tomado pela impaciência, o noviço indagou ao mestre se lhe  era permitido fazer uma pergunta. O velho monge aquiesceu. “Mestre, qual a  relação entre os três exercícios?”

 O mestre sorriu e seu rosto  adquiriu uma expressão luminescente: “Ao caminhar pela floresta, você aprendeu  a perder o medo da paciência. Soube vencer meticulosamente cada um dos  obstáculos e não se deixou intimidar pelas ameaças. Agora sabe que, na vida, o  importante não é disputar na pressa quem chega primeiro. O que vale é chegar,  ainda que demore mil anos. Observou também a diversidade da natureza e dela  tirou a lição de que nem todas as coisas são do jeito que  preferimos.”

 “Ao trazer água do rio, você fortaleceu os músculos  do corpo e aprendeu a servir. A impaciência é a matéria-prima da intolerância,  do fundamentalismo, do desrespeito, da segregação. A paciência exige  humildade, generosidade, solidariedade.”

 O noviço compreendeu,  mas ainda uma dúvida pairava em sua mente. O mestre o percebeu. “Agora você  quer saber por que atravessar de olhos vendados a corda que nos serve de  ponte, não é?”, indagou o velho monge. E acrescentou: “Com a paciência  impregnada em seus pés que trilharam a floresta inóspita; a força impregnada  em seus braços, que aprenderam a servir; agora você fará o exercício da fé.  Não poderá enxergar, mas confiará que a corda permanecerá sob seus pés. Não  poderá apoiar-se, mas se entregará à certeza de que seu corpo é como a água  que você trazia: movimenta-se, mas não cai. Não poderá fugir ao abismo que se  abre abaixo, mas andará convicto de que, do outro lado, há a montanha sólida a  esperá-lo e acolhê-lo. Assim é o Pai de Amor quando nos dispomos, na escuridão  da fé, a ir ao encontro Dele.”

 Após uma pausa de silêncio, o  mestre completou: “Sem fé não há tolerância; sem tolerância, impossível a  paciência.” O noviço dilatou os olhos como que assustado. “O que foi?”,  indagou o velho monge. “Mestre, os fundamentalistas não são pessoas de muita  fé? E não se caracterizam pela intolerância?”

 O mestre sorriu de  modo suave e replicou: “Os fundamentalistas não têm fé, que é confiar  incondicionalmente em Alguém. O que têm é pretensão, confiam apenas em si  mesmos. Eles são o objeto da própria fé. Ao atravessar o abismo, você estará  percorrendo o itinerário que conduz do seu homem velho ao seu homem novo. E o  fará para o bem dos outros. E confie, Alguém o conduzirá pela mão, livrando-o  de todos os riscos.”


Frei Betto é escritor, autor, em  parceria com Leonardo Boff, de “Mística e Espiritualidade” (Garamond), entre  outros livros.

   

  Nada te pertube, nada te amedronte, tudo passa..
 a paciência tudo alcança..
 a quem tem Deus nada falta,
 só Deus basta. (Sta Tereza D'avila)

  Obrigada Senhor, por mais um dia! 

      Um bom fim de semana a todos!

                     Luz e Paz!


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Um pouco Sobre o Amor ..

Enquanto não superarmos

a ânsia do amor sem limites,

não podemos crescer

emocionalmente.

Enquanto não atravessarmos

a dor de nossa própria solidão,

continuaremos

a nos buscar em outras metades.

Para viver a dois, antes, é

necessário ser um.


Fernando Pessoa

Hoje ..

Aparentemente, parece que não existe nada que não possa acontecer hoje.


 Hoje, em breve se acabará. Porém, os valores que você pode criar, enquanto ele está aqui, poderão acompanhá-lo por muitos e muitos anos. Hoje, existem feridas que você pode curar.
 Hoje, há discordâncias que podem ser transformadas em compreensões. 

 Hoje, existem desafios e problemas que você pode, através dos seus esforços -
 e da plena graça – transformar em positivas realizações. Hoje, existem fraquezas que, através da sua atenção e persistência, se transformarão em pontos fortes em seu favor.

Hoje, existem visões que podem ser transformadas em realidade. Hoje, existem pequenos momentos que podem ser transformados em grandes e memoráveis tesouros. Hoje, existe alegria que pode ser desfrutada plenamente em sua vida. Hoje, existe amor que pode crescer ainda mais revigorado. Hoje é o dia que Deus lhe dá para viver e ele está carregado de maravilhosas possibilidades. Cabe a você ver esse “hoje” e fazer dele o melhor hoje de sua vida.  

Mark Twain

Paciência - Lenine .. ♪♫


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A Arte do Bem Viver..


Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar,


mas cobre de cada um a sua responsabilidade.

Não deixe de usufruir o prazer,

mas que não faça mal a ninguém.

Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.

Não olhe as pessoas só com os seus olhos,

mas olhe-se também com os olhos delas.

Não fique ensinando sempre,

você pode aprender muito mais.

Não desanime perante o fracasso,

supere-se o transformando em aprendizado.

Não se aproveite de quem se esforça tanto,

ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer.

Não estrague um programa diferente com seu mau humor, 

descubra a alegria da novidade.


Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros...

O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo!
Se você quer o melhor das pessoas,

Dê o máximo de si,

Já que a vida lhe deu tanto.

Enfim, agradeça sempre,

Pois a gratidão abre

As portas do coração


Dr. Içami Tiba

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Além do Horizonte ..

"Além do horizonte deve ter
algum lugar bonito pra viver em paz,
onde eu possa encontrar a natureza,
alegria e felicidade, com certeza"!...


Roberto
e Erasmo Carlos

Atitudes ..

  


 Você já percebeu quais galhos de uma árvore são os primeiros a se quebrar com um vento forte?
   Os galhos flexíveis, capazes de se curvar ao vento, conseguem sobreviver, enquanto os rígidos se quebram mesmo que pareçam freqüentemente mais fortes.

  Sua forma de reagir à tensão e à mudança é determinante para sua paz de espírito. Por mais forte que pareça ser, se não estiver disposto a ouvir, transigir ou mudar, é provável que sofra muitas “rachaduras”. 
  Pelo contrário, a capacidade de curvar-se aos ventos inevitáveis da vida conduz à calma e à felicidade. 

(Lee L. Jampolsky do livro “Atitude para ser feliz”)

Sabedoria dos Anjos .. PAZ ..


Encontre a Paz



Encontrar o seu centro de paz é uma dádiva que você se concede e a outras pessoas, pois você se torna esta paz, você traz a paz àqueles ao seu redor, bem como se aproxima mais do mundo. Peça aos seus anjos para que a bondade e a tolerância encontrem um espaço para viver em seu coração sagrado, e quando o fizer estará se aproximando do amor incondicional. Ame-os de qualquer maneira.

Encontrar a paz em seu interior significa que você aceita as coisas, independentemente de como elas sejam, ou o que isto signifique para os outros. É apenas o que é e você se sente bem em relação a isto. Quando estiver desapegado disto, é um espaço tranqüilo para ser. Não significa que você não sinta, significa que você sabe que tudo é certo e bom como é. Ame de qualquer maneira.

Confie que a orientação que você busca está dentro de você e encontre este espaço de paz, de amor e de serenidade e você saberá que a energia do lar está dentro de você. Ame cada momento disto.


Afirmação: “Estou em paz comigo mesmo e com a minha vida. Estou em paz. Estou em paz com o mundo e com todos os seus gloriosos aspectos.”

E assim é.

Você é ternamente amado e apoiado, sempre

Os Anjos

Sharon Taphorn

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gratidão..



Obrigada Senhor, por mais um dia!


Veja as mudanças das estações.
Tudo muda na natureza, também você e as estações da vida.
Abrace a mudança! Eis que Deus esta na aridez, nos novos começos,
na fecundidade e nas cores inconstantes da vida.

Foto própria

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Torne se Luz ..


Torne-se mais Luz.
Peça aos seus anjos para preenchê-lo com mais luz, pois ela contém informação espiritual, paz e clareza. Isto o ajuda a compreender e a se expandir e traz mais paz, amor e desbloqueia a sabedoria dentro de você. Permita que a sua luz se torne mais clara e forte, fazendo meditações diárias e concentrando alguma atenção em intensificar a sua luz e torná-la cada vez mais brilhante.


Quando você irradia mais luz, torna-se um farol para outros e quando eles estiverem preparados, irão lhe perguntar como você se tornou tão brilhante, tranquilo e seguro em relação a sua vida e o seu propósito e então você saberá que é também o momento para resplandecer a sua luz e compartilhá-la como a Luz Mestre qualificada que você está se tornando.




Afirmação: “Eu Sou Luz. Sou capaz de resplandecer a minha luz interior em todos os aspectos da minha vida e acionar o movimento que eu desejo mais rapidamente com a minha luz.”



E assim é.



Você é ternamente amado e apoiado, sempre



Os Anjos

                                                                  Sharon Taphorn


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tu sabes ..


Tu sabes onde é

A janela para a tua mente
A porta de entrada para a tua alma

Tu sabes onde encontrar

A passagem para o teu coração
A paz que te torna inteiro

Tu sabes onde te curares

Entre as fibras do teu corpo
Nas profundezas do teu ser

Tu sabes que a dor

Sabes que a tristeza
E que o vazio
Talvez amanhã sejam preenchidos

Algures dentro de ti sabes

Um dia verás
Que todas por sua vez serão
As respostas que tu sabes
E que desejas que elas sejam

É aqui

A resposta que tu sabes
Tem sido sempre aqui
Agora começa a mostrar-se
Mais brilhante que nunca
Fora da tua alma.

 -Claudia Margonper


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Causa e Efeito ..


"Não podemos viver só para nós mesmos. Há uma rede de milhares e milhares de fios que nos liga a todos os homens. E em meio a todos esses fios, feitos fios humanos e solidários, nossos atos agem como causas,
 e a nós retornam, como efeitos."
Herman Melville

domingo, 18 de agosto de 2013


"A nossa tarefa não é buscar o amor, 
mas simplesmente buscar e achar as barreiras 
que construímos dentro de nós e que
  impedem de permitir o amor fluir."
Rumi


"Não acumule o que escurece a alma e amarela o sorriso.
 Acumule o que perfuma a vida."
Ana Nunes

sábado, 17 de agosto de 2013

Refletindo na luz..












 "Ela refletia tudo sem nunca refletir, e que, com tanto silêncio e sombra,
conseguia ficar à altura de qualquer luz."
Albert Camus


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Why..


"Nada no mundo vale que nos afastemos daquilo que amamos. 
E, contudo, também eu me afasto, sem que possa saber porquê."

Albert Camus

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Que a Vida ensine ..


"Que a vida ensine que tão
ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la.
Que o abraço abrace.
Que o perdão perdoe.
Que tudo vire verbo e verbe.
                   ...
 


Verde. Como a esperança.
Pois, do jeito que o mundo vai,
dá vontade de apagar e começar tudo de novo..."

-Artur da Távola
 

Silenciar..


"Silenciar é tratar as palavras com delicadeza.
Em nosso mundo barulhento, o silêncio é uma forma de doçura.
Um carinho que fazemos aos outros para lhes dizer que,
apesar de tudo, mesmo sem nada dizer,
continuamos aqui."


 José Castelo
 

domingo, 11 de agosto de 2013

Feliz dia dos pais!

Feliz dia dos pais a todos os pais!

Márcio com Camila e Danilo.

Que Deus abençoe nossa família..

Que os filhos sejam sempre gratos ao valor de um pai,
e os pais sempre amem a seus filhos..

...e o anjo disse: "Aprendi que cada homem vive não 
porque cuida de si mesmo, mas por causa do amor"
(Leon Tostói)

Que Deus abençoe e proteja  a todos os  pais.

Um dia feliz para todos, com muita Luz!



Dia dos Pais .. de alma para Alma..

Poema de Augusto dos Anjos 
Foto do dia dos pais do ano passado..dia muito feliz!


Confie... sua ansiedade se acalma..
Cale e espere...o Amor está no ar.. no coração .. no silêncio , na alma..
Neste dia tão lindo, dedicado aos pais, é o primeiro que passo sem a presença física
dele, pois ele já passou para o outro lado do caminho há 8 meses atrás..
caminho pelo qual todos iremos passar um dia..e que me fortalece para continuar
trilhando minha estrada, até que um dia poderemos estar juntos novamente
Tenho imensa gratidão e orgulho por ser sua filha..
Hoje não posso dar aquele abraço especial pelo dia dos pais,
mas onde quer que esteja e tenho certeza que esta
 num lugar muito bonito ao lado de Deus,
 receba meu abraço com todo meu amor e carinho de sempre..
Sentindo sua serena presença espiritual a me guiar,
e iluminar todos os dias da minha vida.
Me dando alivio e conforto, 
no meu caminho pois  jamais estarei sozinha, 
pois sempre estarás ao meu lado.

Que a Paz esteja sempre contigo!
Feliz dia dos pais.. 
Sempre sua filha..

Obrigada Senhor , por mais um dia!




sábado, 10 de agosto de 2013

As mãos do meu pai ..

"As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis sobre um fundo de manchas já cor de terra — como são belas as tuas mãos — pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram na nobre cólera dos justos...

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai, essa beleza que se chama simplesmente vida. 
E, ao entardecer, quando elas repousam nos braços da tua cadeira predileta, uma luz parece vir de dentro delas... Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente, vieste alimentando na terrível solidão do mundo, como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento? 
Ah, como os fizeste arder, fulgir, com o milagre das tuas mãos. E é, ainda, a vida que transfigura das tuas mãos nodosas... essa chama de vida, que transcende a própria vida... e que os Anjos, um dia, chamarão de alma..."


- Mario Quintana

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Prece diante da Natureza ..


Senhor da Vida!
diante da Natureza,
manifestação incontestável da tua criação,
permite que os homens se reúnam em oração
louvando a naturalidade das coisas...

Pai de infinita bondade, faz com eles possam aprender:

-com a sensibilidade das flores, exalar o perfume do bom senso;
-com o amparo e o resguardo das árvores, criar raizes de resistência diante
dos obstáculos;
-com a quietude das montanhas, serenidade para fazer auto-observação;
-com a musicalidade das aragens, entender a harmonia
das leis da vida;
-com a tranquilidade dos lagos, refletir sobre o potencial interior;
-com a determinação dos rios que buscam o seio dos mares, 
sedimentar o poder de realização;
-com a espontaneidade dos pássaros,
dar asas a criatividade;
-com a estrutura fecunda do solo que nos proporciona
frutos, ser receptivos às boas ídéias;
-com a simplicidade dos brotos nos ramos férteis, ser
flexíveis às novas concepções;
-com os frutos da terra, abastecer o celeiro da alma.

Podemos notar, Soberano do Universo, que a Natureza estabelece o equilíbrio
das criações e das criaturas através das tuas leis naturais, e  a nós cabe observá-las
para que possamos viver com ordem, auxílio mútuo e moderação.
Ante as dificuldades, Senhor, que os homens possam ser como a água, que em 
silêncio adapta-se às limitações que os teus designos impõem através da Natureza, 
mas que prossegue em frente, contornando de maneira equilibrada os 
empecilhos que encontra pelo caminho.


Estamos cientes, Pai, de que as leis naturais mostram como tudo acontece,
e observar a naturalidade das coisas pode ser um educador bem mais confiável
do que os livros e palavras dos seres humanos , pois , conforme os sábios
asseguram, ' a Natureza é a arte de Deus"

Alma do Universo, guarda-nos em tua paz, 
Não só agora, mas para todo sempre,
Que assim seja.




OBRIGADA SENHOR, POR MAIS UM DIA!



-Do livro :Lucidez -a Luz que acende na alma
Francisco do Espirito Santo Neto ditado por  Hammmed