terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia do Silêncio ..


A palavra silêncio segundo o dicionário é derivada do latim silentiu e significa “interrupção de ruído”; “estado de quem se cala ou ou se abstém de falar “; diz ainda a respeito da “privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos etc..”
Nós vivemos em um mundo cheio de ruídos, Em uma época de muita agitação, de poluição sonora, enfim de muito barulho e o silêncio passou a ser algo ameaçador. O som do silêncio, entretanto, é poderoso.
Há muito tempo, desde as primeiras civilizações, o silêncio é um importante  elemento cultural, imposto, drasticamente, para salvaguardar seus segredos. 
Em quase todas, é representado por uma criança com o dedo sobre os lábios.  Constitui-se uma exceção, o antigo Egito, onde existia um “Deus” do silêncio chamado Harpócrates, com a mesma posição já descrita. Entre os sacerdotes egípcios, os iniciados assumiam um estado de silêncio total, a fim de se manterem os segredos e incitá-los à meditação.
  Buda, em 500 a.C., também valorizava o silêncio como condição para a contemplação. Dentre os mistérios gregos, encontramos o de Orfeu, que com a magia de seu canto e de sua música, executada numa lira, silenciava a natureza  e a tudo magnetizava.
  Para os Talhadores de Pedras, o segredo e o silêncio sobre sua arte eram uma questão de sobrevivência, constituindo-se, inclusive, num salvo-conduto.
  Realmente, vivemos num mundo agitado, confuso, violento e muito barulhento. Então celebrar um pouco de silêncio é precioso. Não é fácil aceitar o poder do silêncio, quando o mesmo causa temor.
  Contudo, ao colocar o silêncio para trabalhar em seu favor, a pessoa vê o poder de observação mais aguçado e aprende a ler linguagens não verbais.
  É necessário arranjar tempo, criar oportunidades para estar para um profunda reflexão sobre a vida a fim de suportar todo esse clima e superar as tensões do mundo moderno.
  Pois o silêncio e tão importante quanto a prática da palavra.
  Dia 07 de maio, comemora-se o Dia do Silêncio, um momento para refletirmos sua importância nos mais diversos momentos de nossas vidas. Nas variadas culturas há menções referentes à importância do silêncio.


Fonte: portalangels.com
Que neste Dia do Silêncio possamos saber distinguir os momentos de calar e refletir sobre coisas simples como a reflexão, a paz e a tranquilidade.
                      Paz e Luz ! 
                                               Oração do silêncio
Dá-me, Senhor, não o silêncio que machuca,
Mas o silêncio que me assemelha a Ti
E a tua santa Mãe:
O silêncio que guarda os segredos da alma
No sofrimento, na dor,
No cansaço e no despojamento
No desprezo e na humilhação,
Na indiferença e na incompreensão.

Dá-me o silêncio que constrói
Lentamente, pacientemente, os grandes templos
Onde serás adorado eternamente.

Dá-me, Senhor, o silêncio de tua cruz
Que, dolorosamente, erguida,
Prega ao mundo inteiro o amor mais puro
Que apareceu na face da Terra.

Dá-me o silêncio de tua santa Mãe
Que, firme, ao pé da cruz,
Soube guardar na alma
A dor que a crucificava,
Olhando os que te cercavam
Com o amor mais terno
Que pôde existir na naquela hora.

Cala-me, Senhor, quando a soberba
E a vaidade me invadirem,
Quando me sufocarem
Os desejos que perturbam a alma
E que me afastam de Ti.

Dá-me o teu silêncio, Senhor,
Prometedor de vitórias,
Estandarte da paz,
Testemunho vivo
De um amor que sempre vencerá.

Obrigada Senhor, por mais um dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário