A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus.
Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.
É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria.
Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.
Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado.
É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.
O Solstício de Inverno
É quando predomina menor período de claridade do ano.
Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br
O Inverno
O inverno , época em que a mente está naturalmente voltadas para o pensar .
As velas acesas são como flores do inverno.Elas falam de luz acesa por seres humanos, em contraste com a crescente escuridão do mundo exterior. Elas não duram mais que as flores.
Elas trazem mais preocupação e precisam de mais cuidados que as lâmpadas elétricas e por isso podem ser relacionadas mais fortemente com a vivência humana do que qualquer mecanismo.
Elas espelham a atividade interior do pensar que se renova por si mesmo durante o inverno.As velas são testemunho de que há luz acesa nas mentes humanas para encontrarmos a inspiração enviada dos céus.
Na superfície da terra reina quietude, as plantas recolheram-se com suas sementes para debaixo da terra, sol está baixo o ar está frio, e o regente do inverno O Arcanjo Gabriel se movimenta neste período, ele promete que a luz celestial irá nascer novamente na terra.Ele traz para a alma humana a sabedoria que fala do nascimento do que é espiritual dentro do mundo terrestre.
O mistério da época de João é o da alma humana preenchida com devoção para com a graça do Cristo ; esta alma é dotada de luz e calor do espírito individual que nele vive.
Na festa de São João o fogo do espírito penetra na vontade humana com o objetivo de ter a coragem criativa necessária para se tomar o caminho de uma futura ressurreição e ascensão
Fogueira: calor que acende nossos corações para dar os impulsos do entusiasmo e do calor que acompanham os nossos atos.
Fonte: www.festascristas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário