terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Voltando as aulas ..


              Yoga
Não é nenhuma novidade que,na atualidade, a yoga está em alta, além do que se ouve falar muito sobre esta técnica milenar ... Mas o que realmente é yoga? 

Muitos dizem que não podem praticar yoga porque não têm flexibilidade suficiente ou têm idade avançada, confundindo, assim, yoga com ginástica. Realmente, é muito comum as pessoas vincularem a prática do yoga apenas com os ásanas (posturas físicas), concluindo, assim, que isso seria o objetivo primordial da técnica.
Todavia, cabe salientar que os ásanas são apenas uma parte do universo do yoga. Com efeito, o yoga é muito mais profundo, pois trabalha o ser como um todo ? físico, mental, emocional e espiritual. É uma prática milenar que visa o autoconhecimento e o crescimento através da meditação, tendo como principal objetivo Moksha (libertação). Neste contexto, o bem estar físico e a alteração do corpo físico são apenas conseqüências da prática yogue.

Durante uma aula de yoga são realizados ásanas (posturas psicofísicas), pranayamas (exercícios respiratórios), mudrás (gestos com as mãos), mantras (sons sagrados), relaxamento e meditação.

Os ásanas são posturas psicofísicas realizadas com consciência na respiração e no alinhamento do corpo, trazendo flexibilidade e força ao praticante e liberando os canais energéticos, cujo principal efeito é tornar o praticante preparado para a meditação.

Por sua vez, os pranayámas são exercícios respiratórios para expansão e domínio de prana (energia vital) no organismo. Aumentam, assim, a vitalidade, a capacidade pulmonar, a digestão e o domínio da musculatura involuntária.

Os mudrás são gestos feitos com as mãos que auxiliam na prática da concentração e da meditação, bem como atuam no campo energético canalizando energia de cura para todos os aspectos do Ser.

Quanto aos mantras, sabemos que são sons sagrados que nos conectam com a energia do urniverso, sendo ótimos para limpar a mente e estabilizar o pensamento. Mantra, em sânscrito, significa controle da mente, sendo que existem inúmeros, porém o mais conhecido é o mantra OM.

A meditação é o aspecto mais importante do yoga, porque enquanto o praticante medita, sua mente se torna tranqüila e ele consegue sentir a energia do universo.

Por fim, destaca-se que a prática do yoga proporciona muitos benefícios, dentre os quais:

-Maior resistência e vitalidade;
-Maior flexibilidade e força;
-Diminui as ansiedades, medos e nível de estresse;
-Melhora o equilíbrio e a concentração;
-Aumento da capacidade pulmonar e consciência respiratória;
-Alivio das tensões;
-Sentimento de paz e bem estar.
 Fonte:www.luzdaserra.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário