quinta-feira, 12 de abril de 2012

Relatos de um Peregrino..

    O livro é um clássico da espiritualidade cristã.Foi escrito por um monge russo anônimo, no século XIX, conta a história de um homem que queria aprender a rezar. Ele ouviu certa vez na Bíblia que deveríamos "orar sem cessar". Ele procurou muitos mestres, e nenhum o satisfez, até que encontrou um monge (um starets) que lhe ensinou a ORAÇÃO DE JESUS, a repetição do nome de JESUS... O homem então começou a repetir o nome de JESUS até que a oração tomou conta de sua mente e de seu coração.

  Trechos do livro :

 Para receber a iluminação espiritual e tornar se um homem interiorizado, é preciso tomar um texto qualquer da Escritura Sagrada e concentrar nele, o mais longamente possível, toda atenção. É assim que se descobre a luz da inteligencia. Para orar é preciso agir do mesmo modo: se quizeres que tua oração seja pura, reta e benfazeja, é preciso escolher uma oração curta, composta de algumas palavras breves, mas fortes, e repeti las longamente e com frequencia, é assim que se toma gosto pela oração.(Ensinamento de um sacerdote)

 O peregrino cristão , pecador, sem abrigo, de baixa condição, sempre vagando de lugar em lugar. Entrou na igreja para rezar e estava sendo lida a Epístola do Apóstolo ao Tessalonicos, na passagem que diz: ORAI SEM CESSAR. Estas palavras penetraram profundamente em meu espírito e me perguntei como seria possível orar sem cessar uma vez que, cada pessoa , deve se ocupar com numerosos trabalhos para prover sua própria subsistencia. Procurei na Bíblia e ali deparei exatamente como o que havia ouvido- É preciso orar sem cessar, orar pelo espírito em todas as ocasiões, elevar em todos os lugares as mãos suplicantes. Tinha que refletir muito, nao sabia o que decidir. O estaroste dirigiu me as seguintes palavras: 

 -A oração de Jesus, interior e constante, é a invocação contínua e ininterrupta do nome de Jesus pelos lábios, pelo coração e pela inteligencia, sentindo sua presença em todo lugar, durante todo tempo, mesmo durante o sono. Exprime se por estas palavras: SENHOR JESUS CRISTO, TENDE PIEDADE DE MIM!

  Aquele que se acostumar com essa evocação sente um grande consolo, bem como a necessidade de dizer sempre esta prece, ao fim de algum tempo nao pode viver sem ela, e é ela que flui nele. Compreendes, agora o que é a oração perpétua?

 - Permanecer sentado , no silencio e na solidão, inclina a cabeça, fecha os olhos,respira mais docemente, olha com a imaginação dentro do teu coração, aguça tua inteligencia, isto é,teu pensamento, da tua cabeça  para teu coração, diz ao respirar: Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim... em voz baixa, ou simplesmente em espírito. Esforça te para afastar todos os pensamentos sê paciente e repete frequentemente esse exercício.

    Se apesar de teus esforços, meu irmão, não consegues entrar na região do coração, como te recomendei e faze como te digo e , com a ajuda de Deus, encontrarás o que procuras.

   "SABES QUE A RAZÃO DE CADA HOMEM ESTA NO SEU PEITO...'

     Retira desta razão, que está no teu peito, todo o pensamento (tu o podes se o quizeres) e coloca aí "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim!"

       Esforça te para colocar esta invocação interior no lugar de qualquer outro pensamento e , a longo prazo esta prece te abrirá com certeza, o limiar do coração, este é um fato provado pela experiencia.

   p 42 Eis como caminho agora dizendo sem cessar a oração de Jesus que me é a mais cara e doce do que tudo no mundo.

          Quando um frio violento me ataca recito a oração com mais atenção e logo me sinto aquecido. Se a fome se torna muito forte, invoco mais frequentemente o nome de Jesus Cristo e não me lembro mais de ter tido fome. Se me sinto doente, com dor nas costas ou nas pernas, concentro me mais na oração e não sinto mais a dor. Quando alguém me ofende e eu não penso senão na benfazeja oração de Jesus, no mesmo instante a cólera ou o desgosto desaparecem e esqueço tudo.

  "ORAI SEM CESSAR"

  'SENHOR JESUS CRISTO, TENDE PIEDADE DE MIM '


      Texto do livro  escrito na minha agenda e desenhado por mim... Meu livro de cabeceira...

  

 

   ' Para mim estar unido a Deus é minha felicidade, No Senhor coloco minhas esperanças'

 

p65 ' Não se evita o pecado somente pelo medo do castigo, porque a alma não pode libertar se dos pensamentos culposos a não ser pela vigilância do espírito e pela pureza do coração'

 

  'Experimentei, de vez em quando, diversas sensações novas no coração e no espírito. Por vezes, havia como um fervilhar no meu coração e uma leveza, uma liberdade, um alegria tão grande que eu me transformava e me sentia em extase. As vezes, sentia um amor ardente por Jesus Cristo e por toda criação divina. Outras vezes minhas lágrimas corriam espontaneamente, em reconhecimento ao Senhor que tinha tido piedade de mim, pecador endurecido. As  vezes meu espírito limitado iluminava se tanto que eu compreendia claramente o que antes não teria podido nem mesmo conceber. Outras vezes o calor suave de meu coração espalhava se em todo meu ser, e sentia com emoção a presença indizível do Senhor. As vezes , sentia uma alegria podereosa e profunda ao invocar o nome de Jesus Cristo, e compreendia o que significavam suas palavras: " O Reino de Deus esta em vosso interior".

 

 ' Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim! '

    'Obrigada Senhor, por mais um dia! '

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário