quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia 19 de abril – O Dia do Índio

 Origem do Dia do Índio


No dia 19 de abril de 1940 foi realizado no México o I Congresso Indígena da América Latina, com o objetivo de divulgar os hábitos e costumes dos índios em toda a América. O evento também serviu como via para que os governos adotassem medidas capazes de melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas e reduzir a discriminação. Três anos depois do congresso, a data seria oficialmente declarada como o Dia do índio.
     O Dia do índio é comemorado com feiras, exposições, debates e outros eventos. A data também é muito explorada nas escolas para se desenvolver atividades com as crianças e deixá-las familiarizadas com a cultura indígena.

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento  foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

 Comemoração dia do Índio

     No dia 19 de abril ocorrem em vários locais diversas atividades relacionadas a cultura  indígena. Normalmente as escolas instruem os alunos a fazerem pesquisas ou recreações sobre o povo indígena.
Em 1.500 época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.

 A importância da preservação das raízes
O objetivo de criar um dia que buscasse evidenciar a luta pelos direitos dos povos nativos mostrou a importância de se preservar a cultura. Os índios representam uma parcela importante da sociedade que deve ser protegida.

Após a criação desta data comemorativa, medidas como o estatuto do índio e a Funai foram criadas para preservar aqueles que continuam vivendo isolados da sociedade brasileira, dentro de aldeias, em contato apenas com sua cultura original.
O ser humano não pode passar por cima dos outros, impondo costumes e matando culturas e este dia serve para lembrar a todos que a população indígena precisa ser protegida, suas raízes e culturas preservadas para que não desapareçam como vários povos extintos.
Fonte: mundodastribos.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário