segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de abril, dia de Shakespeare, de Cervantes e de Gago Coutinho..

  Vinte e três de abril é dia de conquistas e perdas. Nesta data, nasce e morre William Shakespeare (parte no dia de aniversário). Morre ainda Miguel de Cervantes (data não consensual).E nasce Sacadura Cabral, que ao lado de Gago Coutinho concluiu a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
  A 23 de abril de 1616, duas grandes personalidades da Literatura mundial morrem: o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes – a data do óbito de Cervantes não é consensual, sendo que alguns documentos apontam 22 de abril.

William Shakespeare morreu no dia do seu aniversário. Poeta e dramaturgo inglês, é considerado o maior escritor de Língua inglesa e o mais influente dramaturgo do mundo (pertence a Shakespeare o título de autor com mais obras encenadas).
Destacam-se, naturalmente, ‘Romeu e Julieta’ e ‘Hamlet’, mas William Shakespeare deixou vivas e preservadas no tempo outras grandes obras, como ‘Rei Lear’ e ‘Macbeth’, além de inúmeros poemas e sonetos.
E exatamente no mesmo dia e ano em que Shakespeare morre, a Literatura mundial perde outro nome eterno: Miguel de Cervantes (realce-se, no entanto, que existem registos que também assinalam 22 de abril como data da morte de Cervantes).
Nascido em Alcalá de Henares, a 29 de setembro de 1547, Cervantes foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano, sendo que ‘Dom Quixote’ é a sua grande obra, considerada o primeiro romance moderno. Este trabalho de Cervantes é tido como um dos melhores romances alguma vez escritos, realidade que permanece imutável, ao longo de séculos.
A importância da sua obra expressa-se, por exemplo, no facto de o castelhano ser frequentemente chamado de ‘La lengua de Cervantes’. Este autor viria a morrer em Madrid, a 22 de abril de 1616.
Neste regresso ao passado do dia 23 de abril, lembramos ainda Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela UNESCO em 1996, precisamente em memória de Shakespeare e Cervantes. Assinala-se ainda o Dia Mundial do Escoteiro.Sacadura Cabral, que participou na épica viagem que se iniciou em Lisboa, a 30 de março de 1922. Ao lado de Gago Coutinho, num hidroavião monomotor, os dois portugueses cruzam o Atlântico e fazem história.
  A viagem demorou 79 dias, ainda que o tempo de voo não tenha ultrapassado as 62 horas e 26 minutos. No total, Gago Coutinho e Sacadura Cabral percorreram 8383 quilómetros. 
  Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, instituído pela UNESCO em 1996, precisamente em memória de Shakespeare e Cervantes. Assinala-se ainda o Dia Mundial do Escoteiro.
AUTOR: JOANA TELES
ptjornal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário